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MyPharma: Startup ajuda a resolver gargalos em delivery de farmácias

MyPharma - Delivery de farmácias
Carlos e Nicholas (em pé), com Valdecir Dias, Vinicius Soccol, Davis Cabral e Luiz da Rosa
Em cinco meses a MyPharma já cotou e entregou 5.000 produtos farmacêuticos e garantiu quase R$ 10 mil de economia para usuários

A MyPharma foi criada por dois estudantes de engenharia, Carlos Henrique Soccol e Nicholas Marchesan Dias, que vislumbraram a possibilidade de proporcionar uma nova experiência para o consumidor de farmácia.

“Comprar de modo fácil, rápido e econômico é uma oportunidade interessante de negócio neste ramo. Isso porque são inúmeros estabelecimentos, com margens de preço bem distintas e formas de entrega totalmente despadronizadas”, destaca Carlos.

O maior problema que os empreendedores encontraram foi a falta de praticidade para o usuário de tele-entrega de medicamentos. Além disso, a incerteza quanto ao horário de funcionamento das farmácias e a falta de estoque foram gargalos apontados na validação.

Mas um dos principais problemas, senão o maior deles, tem a ver com interesses econômicos. Segundo Nicholas, o cliente de farmácia dificilmente tem tempo e paciência de cotar o melhor preço em dezenas de estabelecimentos disponíveis.

“Pensando nisso, a MyPharma emprega a tecnologia como recurso para garantir o melhor custo-benefício aos clientes”, explica Nicholas. Segundo ele, usuários do serviço já economizaram quase R$ 10 mil, sem contar o ganho na agilidade na entrega.

Com o app, eles garantem que o processo de compra será muito mais simples para o usuário, pois não haverá necessidade de fazer o pagamento on-line, somente no momento da entrega. Basicamente, a MyPharma contará com um banco de milhares de produtos cadastrados, com descrição e imagens, onde o usuários poderão encontrar por busca direta ou navegando nas categorias de produtos. Após montar a lista de compras, o sistema já traz a opção com o melhor custo-benefício dentre todas as farmácias que estão na plataforma.

PASSO A PASSO

1 – Usuário faz o pedido via Whatsapp ou ligação telefônica (em breve app)
2 – Solicita os produtos
3 – Seleciona entre o melhor preço ou menor tempo de entrega
4 – Escolhe a forma de pagamento
5 – Recebe os produtos em casa

O QUE VEM PELA FRENTE?

Definitivamente o esforço do time MyPharma está no desenvolvimento do aplicativo e do intenso plano de expansão para duas capitais (São Paulo e Curitiba), com estratégias de forte atenção à parte comercial, tanto B2B (direto para farmácias), como para usuários. Todo processo está sendo constantemente validado dia a dia pela equipe técnica, com ferramentas que monitoram a experiência do usuário e da farmácia, ou seja, otimização e atualizações na plataforma serão constantes.

FICHA TÉCNICA

NOME: MyPharma
LOCAL DE ORIGEM: Cascavel – Paraná – Brasil
DATA DE FUNDAÇÃO: Maio de 2016
FUNDADORES: Carlos Henrique Soccol, Nicholas Marchesan Dias, Vinicius Soccol, Valdecir Dias

PITCH

QUE PROBLEMA RESOLVE: hoje o usuário não tem praticidade ao solicitar o delivery de medicamentos, pois não sabe se a farmácia que vai solicitar o serviço de entrega estará aberta, se terá em estoque o produto desejado, quanto tempo vai demorar a entrega, quais são as formas de pagamento e, obviamente, se está comprando pelo melhor preço.

QUAL É O DIFERENCIAL: mostra qual o melhor custo-benefício para o consumidor, utilizando a tecnologia como recurso para apontar melhor preço e tempo de entrega para cada usuário. Também está em desenvolvimento uma base de precificação específica para a plataforma, com descontos diferenciados pelas farmácias. Pedidos não somente por app e site, mas também por telefone, dando respaldo à camada etária com menor afinidade às tecnologias. Agilidade e facilidade no fechamento do pedido. Extenso estoque e variedade de produtos comercializados, por conta do volume de farmácias na base. A chance de o usuário não encontrar algum produto ou medicamento específico é muito pequena, devido à cauda longa de opções.

MODELO DE NEGÓCIO: marketplace

ESTÁGIO ATUAL: finalizando o aplicativo e as tecnologias de automação do processo; formando equipe comercial em São Paulo para iniciar as atividades de prospecção e representação na capital a partir do fim de fevereiro. Em paralelo, equipe técnica passando por constantes processos de treinamento para aumento de rendimento, através de metodologias ágeis de desenvolvimento.

INVESTIMENTO X FATURAMENTO: investimento-anjo captado na fase inicial, sem necessidade de especificação de valor, que dará suporte a todo processo de expansão e dos custos fixos da empresa. Break Even previsto para o fim de 2017.

MERCADO X CONCORRENTES: o mercado atual não conta com nenhum médio ou grande player deste tipo de serviço ou que possua as mesmas entregas de valor e funcionalidades, tanto para a farmácia como para o usuário.

MAIORES DESAFIOS X VISÃO DE FUTURO: aliar a parte comercial e técnica para que esta simbiose garanta capacidade de evoluir em equilíbrio durante a expansão e divulgação do serviço, suportando o aumento de volume de vendas e parceiros.

ONDE ENCONTRAR: pelo site www.mypharma.net.br, através do WhatsApp 45 99104-0209, por telefone 45 99929-8277 e versão mobile em breve.

EM NÚMEROS

Apesar de todo o projeto ter entre oito e nove meses de preparação, validações e desenvolvimento, o serviço começou operar há apenas cinco meses.


1000

pedidos orgânicos


5000

produtos vendidos


10000

de economia gerada

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Sobre o autor

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Ana Karla Martins

Jornalista por natureza, empresária por opção em busca de formas para tornar o mercado da comunicação mais inovador. Editora da Revista Rulez, co-fundadora do Banzai Coworking e idealizadora do movimento Realiza Bonita!

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